Saúde

Espaço reformado para o Cartão SUS e o DAU

Unidade que confecciona Cartão SUS e que providencia transporte para pacientes da cidade foi reinaugurada na tarde desta segunda-feira

Paulo Rossi -

A prefeitura entregou nesta segunda-feira (7) a reforma do prédio que abriga o Cartão SUS e o Departamento de Acolhimento ao Usuário (DAU - Transportes), na rua Lobo da Costa, 1.801. O local foi revitalizado, recebeu novo piso e pintura externa e interna através da mão de obra prisional. A unidade é de importância a quem utiliza a rede pública de saúde, visto que viabiliza o transporte para pacientes em tratamento pelo SUS e confecciona o cartão. Estavam presentes a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), a secretária de Saúde Ana Costa e funcionários do município.

O departamento encaminha, por mês, 1.550 pacientes que solicitam o transporte e duas mil confecções do Cartão SUS. "A maioria das pessoas chega aqui pedindo uma segunda via por perderem o documento. Também são muitos cartões emitidos para os recém-nascidos", conta Ana Carolina Barão, chefe do local. O cartão armazena informações sobre o paciente e suas consultas, como local e data de atendimento e quais serviços do SUS e procedimentos foram realizados. A carteirinha fica pronta na hora e pode ser feita em qualquer posto de saúde da cidade.

Para agendamento de consultas e exames em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) é necessário possuir o Cartão SUS. Quem chegar no Pronto-Socorro ou UBS em caso de urgência e emergência sem o documento não deixa de ser atendido, "Porém, alguns convênios, como a Unimed, solicitam o número do cartão. Além de que ele serve para todo o território nacional", explica a servidora. Quem pretende mudar de cidade, por exemplo, precisa atualizar o cartão. Assim os municípios podem gerar dados a respeito dos gastos com a saúde, conhecendo quem é o público do SUS e quais tipos de procedimentos mais solicitados.

Em meio à reinauguração, a demanda por atendimento era grande. Daiane do Amaral Porto, dona de casa, levou o marido e a filha de três anos para fazer o cartão na tarde desta segunda-feira. Para a família, o documento é de valor - todos consultam exclusivamente pela rede pública. "Fazemos tudo no postinho. Minhas consultas com nutricionista e também o acompanhamento médico dela", disse, referindo-se à filha. Jesus Francisco Morales, aposentado, também compareceu para fazer a segunda via, já que reconhece a importância do cartão: "Serve pra tudo", resume. Mas o aposentado vai ter que voltar outro dia: esqueceu o comprovante de residência, um dos documentos necessários, assim como o RG e o CPF.

Já o DAU encaminha o transporte para pacientes em tratamento, dentro ou fora do município. Para ter acesso a carros, ambulâncias e ônibus é preciso levar cópia do RG, do CPF, do Cartão SUS, comprovante de residência e atestado médico, original, que justifique o pedido. O local fica aberto durante a tarde, entre as 12h30min e as 18h30min.

Serviço
O que: Departamento que providencia o Cartão SUS e transporte para pacientes da rede pública.
Onde: rua Lobo da Costa, 1.801, entre Marcílio Dias e Professor Araújo
Horário: das 12h30min até as 18h30min

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelo fim das ondulações Anterior

Pelo fim das ondulações

Próximo

Médico que combinou DNA de três pais para gerar bebê é investigado nos EUA

Deixe seu comentário